Ensino Infantil

ana_paula_Prancheta 1

Iniciando uma vida de aprendizado

Na iminência de completar 100 anos de tradição educacional o Instituto Imaculada Conceição segue com a missão de proporcionar um ensino forte e humanizado, aliando o compromisso de oferecer educação de qualidade à busca pela formação de valores essenciais à vida cristã.

Para tanto, o colégio busca inovar continuamente, atribuindo sentido a estas ações e atendendo às demandas da sociedade que exige cidadãos melhor preparados em várias dimensões, tanto nas de alcance acadêmico, quanto nas humanas.

Esta realidade tem-nos levado a refletir sobre o nosso fazer pedagógico, comprometendo-nos a olhar para estes dois aspectos, o do desenvolvimento das competências cognitivas e o do exercício dos valores, determinantes na consecução da educação integral, que almeja uma escola capaz de trabalhar com um currículo significativo, que não prescinde das ciências e das tecnologias em seu processo de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo em que proporciona a construção de princípios morais, éticos, sociais e afetivos que refletem em uma educação sustentável e de amor ao próximo.

Ana Paula Azevedo, Coordenadora Pedagógica.

Pilares

Matrículas

Preencha o formulário que entraremos em contato!

    A concepção filosófica do Curso de Educação Infantil está ancorada nos seguintes pilares:

    1. Princípios da Educação Infantil:
    • Éticos (autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades);
    • Políticos (direitos de cidadania, exercício da criticidade, respeito à ordem democrática);
    • Estéticos (sensibilidade, criatividade, ludicidade, liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais).

    2. A indissociabilidade do educar e cuidar, pressuposto da Educação Básica como um todo, é um compromisso com a integralidade da educação dos sujeitos e de sensibilidade e responsabilidade com o futuro da humanidade e do planeta.

    3. Interações e Brincadeiras: Tendo em vista a centralidade do brincar e dos relacionamentos na vida das crianças pequenas, esses dois eixos possibilitam as aprendizagens, o desenvolvimento e a socialização das crianças na Educação Infantil.

    4. Seleção de práticas, saberes e conhecimentos: A seleção de práticas sociais, saberes e conhecimentos significativos e contextualmente relevantes para as novas gerações é uma obrigação da escola em uma sociedade complexa. As experiências que emergem da vida cotidiana dão origem aos conhecimentos a serem compartilhados e reelaborados. As propostas curriculares, em seus discursos e na sua operacionalização, também constituem as subjetividades de crianças e dos adultos, pois a formação pessoal e social não está dissociada da formação do mundo físico, natural e social.

    5. Centralidade das crianças: A atitude de acolhimento das singularidades dos bebês e das crianças e a criação de espaço para a constituição de culturas infantis definem a centralidade da criança. As diversidades culturais, sociais, etárias, étnico-raciais, econômicas e políticas de suas famílias e comunidades, presentes em sua vida, precisam ser contempladas nos projetos educacionais. (Fonte: MEC)

    English idioms by theidioms.com