
Projeto Educação Financeira Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º)
A educação financeira possibilita mais condições para a tomada de decisão de forma consciente e fundamentada, devendo ser vista como um dos pilares fundamentais do crescimento e amadurecimento econômico e financeiro da população e do próprio país. Dessa forma, instituir uma cultura de educação financeira nas escolas, é contribuir para a constituição de um adulto com habilidades para gerenciar suas finanças de forma mais saudável. É através do empenho e da disciplina que as metas financeiras são atingidas. Portanto, partindo dessa visão, a educação financeira mostra aos estudantes o quanto são capazes de conquistar o que almejam, além de estimulá-los a pensar no futuro e realizar os seus sonhos. Desta forma, estaremos dentro das aulas de matemática e pela tutoria da Prof. Patrícia Almeida iniciando esse projeto, que com certeza trará para nossos alunos experiências importantes na preparação para a vida.
OBJETIVO: Estimular os estudantes a produzirem significados para questões financeiras.
VANTAGENS
Engajamento Familiar – O estudante tende a envolver a família, para aplicar os conceitos que aprende dentro da sala de aula. Consciência Financeira A consciência de lidar bem com o dinheiro vai além do quesito monetário. Os hábitos de consumo se alteram e, consequentemente, os cuidados com a saúde e a preservação do meio ambiente, também. Menos produção de lixo e a seleção de alimentos mais saudáveis acabam entrando nesse ciclo, gerando benefícios para outros segmentos.
Planejamento Futuro – Pensar nos hábitos de consumo e redirecionar para a redução dos descartes é visualizar uma geração futura mais consciente. O planejamento de futuro também foca em traçar metas para conquistar os desejos, que envolve as finanças e organizar, de maneira clara e concisa, quais passos é preciso dar para atingir os objetivos.
Eixos norteadores –
- Noções básicas de economia, inclusive finanças; Finança pessoal e familiar.
- As oportunidades, os riscos e as armadilhas na gestão do dinheiro numa sociedade de consumo.
- As dimensões sociais, econômicas, políticas, culturais e psicológicas que envolvem a Educação financeira.
Antonio Gallão
Coordenação Pedagógica